Deverá escolher o destino e o período de férias e informar o seu centro de diálise das suas intenções, de forma a verificar qual a clínica ou hospital mais próximo e a sua disponibilidade;
Após a confirmação de vaga, será enviado o seu relatório médico e efectuado o registo de transferência temporária na plataforma GID;
Antes de partir, deverá levar um relatório médico actualizado, assim como os seus documentos de identificação.
Nota: Se necessitar de transporte, deverá comunicar ao centro de diálise, que procederá à requisição do mesmo junto do ACES pertencente à respectiva morada em férias.
As diálises no estrangeiro são gratuitas se o país para o qual pretende viajar pertencer à União Europeia ou tiver acordo de saúde com Portugal;
Deverá solicitar o CESD e confirmar se o seu cartão de cidadão ou passaporte se encontra dentro da validade;
Deverá comunicar à sua clínica qual o local para onde pretende ir e em que respectivo período para confirmação da vaga e envio do relatório médico.
Caso o seu país de destino não esteja abrangido pelo CESD, deverá informar-se sobre o valor e a forma de pagamento das sessões de diálise, que ficarão a seu cargo.
O CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) é um documento que certifica o direito a cuidados de saúde num Estado Membro da União Europeia, do Espaço Económico Europeu ou na Suíça, em caso de deslocação temporária e sempre que os cuidados de saúde sejam necessários.
Poderá solicitá-lo nos Centros distritais da Segurança Social do distrito onde reside, nos Serviços locais, nas Lojas do Cidadão, junto do subsistema de saúde público (ADSE, SSMJ, etc.) ou particular se for o caso, ou online através do link .
27 Estados-Membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Estónia, Grécia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, República Eslovaca, Roménia e Suécia); 3 Estados-Parte do Espaço Económico Europeu (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e Suíça.