Primeiro Prémio para a melhor Comunicação Livre

A nossa Enfermeira Chefe e o Enfermeiro Ricardo Duarte ganharam no Encontro Renal de 2017 o Primeiro Prémio para a melhor Comunicação Livre.
Trata-se de um trabalho de pesquisa que aborda a importância da criação de um programa regular de monitorização e vigilância de acessos vasculares em hemodiálise, aliado a um correto sistema de informação em saúde.
O sucesso da eficácia da hemodiálise depende da existência de um acesso vascular (AV) funcional, logo é fundamental que exista uma estreita política de monitorização de todos os tipos de AV. Face a esta realidade, surge o DialAccess que tem como objetivo fulcral a criação e implementação de um programa informático de monitorização e vigilância de AV em hemodiálise (HD).
O seu processo de desenvolvimento envolveu uma extensa pesquisa bibliográfica da qual resultou a definição dos parâmetros a avaliar/monitorizar para cada tipo de AV. Foi operacionalizado tendo por base a metodologia da Triagem de Manchester.
Assim, obtivemos quatro níveis de alerta que são identificados por cores e que definem a periodicidade de avaliação do AV.
Inicialmente criado em suporte de Excel e posteriormente transferido para uma aplicação Web, o DialAccess é uma plataforma de avaliação periódica de AV, que opera de forma sistemática, organizada, permitindo a realização da triagem do AV e consequentemente atua de forma eficaz e agilizadora do processo de referenciação dos acessos problemáticos para outros meios de diagnóstico e/ou direcionando para a adoção de outras atitudes terapêuticas.