Conviver com a Insuficiência Renal

A entrada em diálise altera a sua rotina e os seus hábitos alimentares. Cuide de si para que o seu tratamento tenha o máximo de eficácia, aproveitando a companhia da família e amigos como suporte psicológico.
Para cuidar de si deverá cumprir os seguintes factores:
- Prescrição e plano de tratamento;
- Dieta e ingestão de líquidos;
- Medicação;
- Idas regulares ao centro de diálise;
Aspectos importantes para ajudar a conviver com a insuficiência renal:
Nutrição adequada:
A nutrição é um factor importante no tratamento da doença renal crónica e por isso deverá ter um cuidado especial com a sua alimentação. Quando os rins deixam de funcionar adequadamente, a ingestão de líquidos, sódio, fósforo e potássio precisa de ser limitada e controlada.
Controle a sua sede:
Para evitar complicações durante o tratamento, é importante que tenha um consumo moderado de líquidos. Como tal, deverá reduzir o consumo de sal e de açúcar que lhe poderão provocar sede.
A ingestão de frutas congeladas, limão ou pedaços de gelo ajudarão a controlar a sua sede.
Melhore o sabor dos seus alimentos:
Para reduzir o consumo de sal, não tem necessariamente que deixar de degustar as suas refeições, poderá utilizar como tempero ervas aromáticas tais como salsa, manjericão, louro, gengibre ou limão, por exemplo.
Pratique exercício físico:
Para se manter em boa forma, procure fazer exercícios ligeiros, treinos de resistência ou caminhadas. Aproveite ainda as suas actividades diárias para se manter em forma: utilize as escadas em vez do elevador, vá passear o seu animal de estimação, ou saia para dançar.
Compartilhe as suas preocupações:
Rodeie-se de pessoas queridas que lhe transmitam esperança e optimismo. Converse também com outros doentes que enfrentam o mesmo problema. As redes sociais ou grupos de apoio, podem-se tornar num suporte importante para o ajudar a enfrentar a doença.