DIREITOS E DEVERES


DIREITOS E DEVERES

Conheça os seus direitos e deveres, enquanto utente da Pombaldial, de forma a contribuir para a melhoria do serviço prestado.
Saiba também os seus direitos e deveres enquanto utente do SNS.

Saiba mais

  • DIREITOS
  • DEVERES
  • Ser informado sobre os direitos, deveres e normas relacionadas com os cuidados prestados;
  • Ser informado sobre todos os serviços de apoio disponíveis na clínica;
  • Ser informado pelo seu médico sobre a sua situação clínica;
  • Ser informado sobre o seu tratamento dialítico- riscos e efeitos secundários;
  • Recusar tratamento depois de ser informado acerca das consequências clínicas da sua decisão, assinando o documento de recusa;
  • Ser informado sobre a sua situação clínica no que se refere à sua candidatura para transplante renal;
  • Ser posto ao corrente de eventuais estudos de investigação científica em curso (as suas vantagens e/ ou inconvenientes), podendo autorizar ou recusar participar nessa investigação;
  • Ser tratado com afabilidade, consideração e respeito, mantendo a preocupação pela sua privacidade;
  • Tomar conhecimento dos seus registos clínicos, sob a supervisão do Director clínico ou do nefrologista por si responsável, sempre em altura a acordar;
  • Ter a garantia de que os seus registos clínicos e a informação neles contida é confidencial;
  • Exprimir livremente, mas com educação, qualquer sugestão ou reclamação verbal ou por escrito ao pessoal da clínica, à respectiva administração e aos organismos regulamentares adequados e sem receio de represálias ou discriminação. As decisões que daí decorram ser-lhe-ão fornecidas em tempo útil.
  • Respeitar as regras de organização e funcionamento da clínica, comparecendo sempre às sessões de diálise e consultas, cumprindo os horários estipulados;
  • Ser responsável pelo cumprimento do seu tratamento e tempo de diálise, higiene dos acessos, cumprimento da medicação, da alimentação e de comportamentos prescritos pelo médico. Se alguma prescrição terapêutica lhe suscitar dúvidas ou dela discordar, deverá falar com o seu médico;
  • Tratar os outros doentes e todo o pessoal da clínica, com consideração, respeito e afabilidade;
  • Ter a responsabilidade de comunicar ao seu médico qualquer problema de saúde que ocorra no intervalo dos tratamentos, assim como as consultas médicas efectuadas e a medicação prescrita e/ ou alterada;
  • Seguir, no período entre os tratamentos, as instruções da equipa que lhe presta cuidados e perante qualquer dúvida deve contactar a clínica.

Ao não cumprir estes deveres, poderá estar a prejudicar gravemente a sua saúde!



TURNOS


1º TURNO
08:00-12:00
2º TURNO
13:00-17:00
3º TURNO
18:00-22:00

Para que os seus tratamentos decorram da melhor forma possível e com o máximo de conforto, tenha em atenção o seguinte:

SEJA PONTUAL

Compareça no Centro 20 a 30 minutos antes do tratamento.


TRAGA ROUPA CONFORTÁVEL

Traga roupa que permita abordar facilmente o seu acesso vascular (cateter, prótese ou fístula).

SEGUIR A DIETA

Tenha atenção à sua alimentação e ao consumo de líquidos.


HIGIENE DO ACESSO VASCULAR

Os cuidados de higiene com o seu acesso vascular, são fundamentais para prevenir a ocorrência de infecção.

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Somos uma Unidade de diálise privada resultante da iniciativa de um grupo de nefrologistas da região centro de Portugal.

A nossa missão é dar aos nossos doentes com insuficiência renal crónica um tratamento em consonância com as melhores práticas nacionais e internacionais, com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida.

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